sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Você conhece a história de Saquarema?

D. João III, rei de Portugal, concedeu a Martim Afonso de Souza poderes de tomar posse e colocar marcos em todo o território até a linha demarcada por meio de uma carta Régia datada de 20 de novembro de 1530. Comandando uma frota com duas naus, um galeão, duas caravelas e uma tripulação de aproximadamente 400 pessoas Martim Afonso de Souza chegou à Baia de Todos os Santos em 13 de março de 1531, depois de ter se dividido. Uma parte da frota dirigiu-se ao norte.

No dia 17 do mesmo mês, Martim Afonso de Souza reiniciou a viagem indo em direção ao sul. Após contornar Cabo Frio, atracou em frente ao Morro de Saquarema (morro da Igreja de Nossa Srª de Nazareth ), no lugar onde hoje é a construção da Barra Franca. Alguns tripulantes desembarcaram e entraram em contato com uma grande tribo de índios que obedeciam às ordens do chefe “SAPUGUAÇU”.

Por séculos esses indígenas dominaram a parte litorânea onde hoje se localiza a sede do município de Saquarema e apelidaram a lagoa de “SOCÓ-REMA” que quer dizer bandos de socós (ave pernalta abundante na lagoa naquela época) e com a evolução da linguagem passou a chamar-se SAQUAREMA.

Agora é a vez do turismo tradicional dar as caras na cidade conhecida como “Maracanã do Surf”. Aqui você pode aproveitar as belas praias, a culinária local e os monumentos que marcam a história do lugar. Vale a pena dar uma conferida, aproveite as férias!

            surf em Saquarema     Saquarema pela Paz

Leia mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário