sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Fóssil e Argila

   Quando investigamos o passado deparamos com a dicotomia da origem do universo e as perguntas: “Como tudo começou? Quem criou a Terra? E o Big-Bang? Os dinossauros realmente existiram?

     Para essas respostas foram realizadas diversas pesquisas, onde cientistas foram reunindo dados para provar que o Big-Bang realmente aconteceu, porém com a ajuda de Deus as partículas se uniram em perfeita sincronização formando a àgua e a partir dela a evolução das espécies.

     O reinado dos dinossauros durou cerca de 140 milhões de anos e acredita-se que a causa de sua extinção foi a queda de um meteoro. Mas, como é possível obter tantas informações se não existíamos nessa época?

    A resposta vem por meio de estudos dos fósseis, ou seja, vestígios deixados pelo seres vivos, como por exemplo, ossos, garras ou dentes que podem informar sobre as características desses répteis. Os paleontólogos fazem uma boa investigação do nosso passado, descobrindo os tipos de seres que habitaram o nosso planeta, assim como as condições do clima e a paisagem natural que predominava em tempos antigos.

Imitação de Fóssil

     Em sala você pode imitar um fóssil utilizando um copo descartável, uma folha de planta e um pouco de argila.

Modo de fazer: Coloque um pouco de argila no copo, sobreponha a folha e cubra com mais um pouco de argila pressionando a folha. Após uma semana separe as partes e perceba a marca impressa. De certa forma, você terá dois fósseis, pois existirão duas marcas, uma em cada pedaço da argila.

                IMG192    IMG209

Fonte de pesquisa: Porta Aberta: Ciências, 4º ano / Ângela Bernardes, Sueli Fanizzi – São Paulo: FTD, 2008.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Brincadeira de Infância

Independente do número de alunos aproveite o espaço do pátio ou quadra e brinque junto!
Forme trios. Duas crianças de mãos dadas serão a toca e uma no meio delas será o coelho.
Todos os trios deverão formar um grande círculo. O professor fica no meio e lança a ordem: Coelhinho sai da toca! Todos os coelhos deverão trocar de toca e o professor entrará em uma. Uma criança ficará sem toca.

Trabalhe de forma que todos possam ser toca e coelho alternadamente.

Turma com 25 alunos

Variação: No mesmo estilo tem a brincadeira “Casa, morador e terremoto” que exige atenção, agilidade e cooperação.

Boa diversão!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Caligrafia Cantada

  Ouço muitas reclamações sobre caligrafia e ortografia. Uma dica muito legal é unir as duas temáticas com a música e, se possível, também com a dança (que particularmente amo).
    As crianças estão acompanhando a novela “Carrocel” que, por sinal, tem uma trilha sonora muito boa. Aproveitei esse momento e inventei a caligrafia cantada que contagiou toda a turma.

    img037        img039

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Lousa Digital

   Trabalhando o mapa político e regional do Brasil encontrei uma maneira de dinamizar a aula e integrar os alunos com conversas informais e brincadeiras dirigidas.

IMG205

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Capa de Prova

 Achei esse cartão de natal muito fofo, então resolvi colocá-lo como capa da prova. As crianças adoraram fazer e para aproveitar a criatividade trabalhamos mensagens de boas festas.

       capa dezembro          capa

Veja o passo-a-passo no link abaixo:
http://andreiamaxx.blogspot.com.br/2011/11/arvore-de-natal-em-origami-para-cartao.html

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Mapa Regional e Político do Brasil

Nosso País

     O país onde moramos é o Brasil e seu nome oficial é República Federativa do Brasil. Como é um país bem grande, nós vamos estudá-lo por partes. Denominamos mapa regional porque ele foi dividido em cinco regiões que são: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. 

1 - Pinte o mapa conforme o exemplo no cantinho superior direito e depois complete a legenda.
Mapa Político do Brasil 
     Nosso país também está dividido em estados. Atualmente, são 26 estados e 1 distrito federal, onde fica a sede do nosso governo - Brasília. Cada estado é uma unidade Federativa, portanto nós podemos representar cada estado por uma sigla de 2 letras (UF).

Exemplos:
BA - Bahia
RJ - Rio de Janeiro

2 - Escreva em seu caderno os 26 estados brasileiros e suas respectivas siglas (UF).

As Capitais

     Observe novamente o mapa e note que dentro dos limites de cada estado, há um nome escrito com letras menores. Esses nomes são chamados de capitais. A capital é uma cidade que desempenha um papel importante na condução política do estado.

3 - Coloque ao lado de cada estado do exercício nº 2 as suas respectivas capitais.
4 - Cada aluno estudará as capitais em dupla.

Observação: Levei um saco de balas e pirulitos, pedi que guardassem o material e levantasse o dedo quem soubesse a capital do estado pedido. Claro, muitos não souberam. Deixei que estudassem mais dez minutos e o resultado foi muito positivo.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Brincando de mercadinho

Para realizar essa atividade você precisará ter em mãos encartes de algum estabelecimento conhecido pelos alunos e separá-los em pequenos grupos.

Neste caso, eu utilizei o encarte da Casa do Biscoito.

1 - Observe o encarte e responda:

a) De onde ele é?
b) O que mais vende nesse lugar?
c) O que significa "fabricação própria"?
d) Que produtos no encarte possui essa informação?

2 - A diretora da escola pediu aos alunos para que vissem o preço dos seguintes produtos (anote os valores ao lado de cada item):

a) Guaravita -
b) Fandangos -
c) Bolinho Ana Maria -
d) Wafer Bauducco -
e) Halls -
f) Biscoito Torcida -

a) Some esses valores. Quanto deu?

b) Se você fosse comprar 12 produtos do item c, quanto você pagaria?

c) A cantina da escola vende em média 100 produtos de cada item anotado no exercício 2. Arredonde os valores e descubra o valor mínimo que a diretora precisará levar para comprar os produtos que precisa.

d) Se ela desistisse de comprar o item d, qual o mínimo ela precisaria levar?

e) Escolha 5 itens do encarte, depois multiplique cada um por 18. Some o total.

f) Agora some primeiro os itens que você escolheu e depois multiplique por 18.

g) Explique o que você percebeu?

domingo, 4 de novembro de 2012

Problemas

Pense nisto!

Na vida diária, quando alguém diz que tem um problema, geralmente quer dizer que tem aborrecimentos. Na matemática o significado da palavra é outro: Problemas são desafios!

Ao tentar resolvê-los aprendemos a pensar e quanto mais praticamos, mais aprendemos.


1 - Resolva as situações abaixo:

a) O Theatro Municipal do Rio de Janeiro tem atualmente 2 244 assentos, sendo que das 724 cadeiras da galeria, 367 ainda estão na reforma. Quantos assentos estão disponíveis?

b) Uma caixa de fósforo contém 240 palitos. Em um pacote há 10 caixas. Quantos palitos há em um pacote?

c) Zeca é pedreiro e está preparando a massa para a obra. Para cada lata de cimento, ele mistura 6 latas de areia. Se ele puser 18 latas de cimento, quantas latas de areia ele terá que colocar?

d) Ricardo, aluno do 4º ano, construiu um quadrado com 72 cm de perímetro. Quantos centímetros possui cada lado desse quadrado?

e ) Eduardo e Leandro são vizinhos e estão reformando suas casas. Eles foram juntos à loja de material de construção e compraram tintas, pincéis, rolos e lixas. Eduardo pagou R$ 248,00, mas Leandro gastou o triplo. Quanto Leandro pagou?

f) O ônibus Via Jaconé, em Saquarema, ia lotado com 67 passageiros e em uma determinada parada desceram 8 e subiram 4; depois desceram 12 e subiram 5. Antes do pneu furar, desceram 17. Com base nas informações acima, quantos passageiros havia no ônibus quando o pneu furou?