Quando investigamos o passado deparamos com a dicotomia da origem do universo e as perguntas: “Como tudo começou? Quem criou a Terra? E o Big-Bang? Os dinossauros realmente existiram?
Para essas respostas foram realizadas diversas pesquisas, onde cientistas foram reunindo dados para provar que o Big-Bang realmente aconteceu, porém com a ajuda de Deus as partículas se uniram em perfeita sincronização formando a àgua e a partir dela a evolução das espécies.
O reinado dos dinossauros durou cerca de 140 milhões de anos e acredita-se que a causa de sua extinção foi a queda de um meteoro. Mas, como é possível obter tantas informações se não existíamos nessa época?
A resposta vem por meio de estudos dos fósseis, ou seja, vestígios deixados pelo seres vivos, como por exemplo, ossos, garras ou dentes que podem informar sobre as características desses répteis. Os paleontólogos fazem uma boa investigação do nosso passado, descobrindo os tipos de seres que habitaram o nosso planeta, assim como as condições do clima e a paisagem natural que predominava em tempos antigos.
Imitação de Fóssil
Em sala você pode imitar um fóssil utilizando um copo descartável, uma folha de planta e um pouco de argila.
Modo de fazer: Coloque um pouco de argila no copo, sobreponha a folha e cubra com mais um pouco de argila pressionando a folha. Após uma semana separe as partes e perceba a marca impressa. De certa forma, você terá dois fósseis, pois existirão duas marcas, uma em cada pedaço da argila.


Fonte de pesquisa: Porta Aberta: Ciências, 4º ano / Ângela Bernardes, Sueli Fanizzi – São Paulo: FTD, 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário