Pense nisto!
Na vida diária, quando alguém diz que tem um problema, geralmente quer dizer que tem aborrecimentos. Na matemática o significado da palavra é outro: Problemas são desafios!
Ao tentar resolvê-los aprendemos a pensar e quanto mais praticamos, mais aprendemos.
1 - Resolva as situações abaixo:
a) O Theatro Municipal do Rio de Janeiro tem atualmente 2 244 assentos, sendo que das 724 cadeiras da galeria, 367 ainda estão na reforma. Quantos assentos estão disponíveis?
b) Uma caixa de fósforo contém 240 palitos. Em um pacote há 10 caixas. Quantos palitos há em um pacote?
c) Zeca é pedreiro e está preparando a massa para a obra. Para cada lata de cimento, ele mistura 6 latas de areia. Se ele puser 18 latas de cimento, quantas latas de areia ele terá que colocar?
d) Ricardo, aluno do 4º ano, construiu um quadrado com 72 cm de perímetro. Quantos centímetros possui cada lado desse quadrado?
e ) Eduardo e Leandro são vizinhos e estão reformando suas casas. Eles foram juntos à loja de material de construção e compraram tintas, pincéis, rolos e lixas. Eduardo pagou R$ 248,00, mas Leandro gastou o triplo. Quanto Leandro pagou?
f) O ônibus Via Jaconé, em Saquarema, ia lotado com 67 passageiros e em uma determinada parada desceram 8 e subiram 4; depois desceram 12 e subiram 5. Antes do pneu furar, desceram 17. Com base nas informações acima, quantos passageiros havia no ônibus quando o pneu furou?
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